Em fortalecimento do Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o governador Carlos Brandão inaugurou o HUB de desenvolvimento tecnológico educacional da UemaNet, a nova Biblioteca do CCSA, ginásio poliesportivo e o Prédio do Curso de Música. Na oportunidade, Carlos anunciou a construção de um Centro de Convenções.
“É uma honra muito grande ser condecorado durante comemoração aos 40 anos de fundação da UEMA. Eu sou o primeiro governador egresso da UEMA, fico muito feliz porque vim para inaugurar obras e anunciar novas, a exemplo do Centro de Convenções que deve ocorrer em parceria com deputados federais e senadores”, comemorou o governador.
O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, destaca que os novos equipamentos asseguram melhores condições para o desenvolvimento de atividades pelos alunos e professores.
“Em um dia tão importante para nós, inauguramos três novos espaços: o HUB tecnológico UemaNet, a Biblioteca do CCSA e o ginásio poliesportivo que homenageia o professor José Nilson Andrade. São equipamentos que a nossa comunidade aguardava há algum tempo e que hoje oferecem melhores condições aos nossos estudantes e professores”, destacou o reitor da UEMA.
Hub de desenvolvimento tecnológico
A partir do comprometimento com a democratização do conhecimento, a inauguração do Hub de desenvolvimento tecnológico educacional, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) potencializa o desenvolvimento de soluções digitais e tecnológicas para a educação no estado do Maranhão. A iniciativa descentraliza as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O Hub é composto pelas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Suporte de Sistemas, Estruturação de Ambientes Virtuais, Telecomunicação e Segurança, Suporte Técnico e HelpDesk, Suporte Audiovisual e Transmissão de Eventos e Pesquisa e Inovação.
A obra foi custeada por meio de emenda parlamentar de R$ 250 mil do deputado federal Marreca Filho, com o complemento de mais R$ 250 mil, recurso do Governo do Maranhão, para investimentos em equipamentos e mobílias.
Ginásio Poliesportivo José Nilson Andrade
A obra foi concretizada graças ao apoio de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha e do Governo do Estado, por meio do apoio do governador Carlos Brandão.
Nova Biblioteca Renato Bacelar
A nova Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Renato Bacelar, que ocupa o espaço do antigo auditório do CCSA, conta com computadores para pesquisa, gibiteca e cabines para estudos individuais, além de um acervo composto por livros de Administração, Economia, Contabilidade, Informática, Metodologia Científica, Direito, Literatura, Sociologia, Marketing, Matemática, Educação, Psicologia e Filosofia. O acervo também conta com monografias e periódicos.A Biblioteca Setorial Renato Bacelar foi criada em 1996 pelo Diretório Acadêmico Bandeira Tribuzi, do curso de Administração, com o objetivo de disponibilizar informações de qualidade aos usuários e um local agradável para o estudo.
Prédio do Curso de Música da UEMA
O pacote de obras entregues à Universidade Estadual também inclui o Prédio do Curso de Música, inaugurado pelo governador Carlos Brandão na Rua da Palma, nº 308 e 316, no Centro de São Luís.
Pela primeira vez, em 17 anos, o Curso de Música recebe uma sede própria que atende à necessidade de um espaço de arte, vida e cultura aos alunos e professores. O local, agora requalificado e iluminado, ocupa o prédio da antiga Cadeia Pública de São Luís.
Curso de Medicina do Campus Paulo VI
Em outubro de 2022, o governador Carlos Brandão, juntamente com o reitor da UEMA, Gustavo Costa, assinaram o termo de execução para a construção do Centro de Ciências da Saúde, que abrigará o curso de Medicina do Campus Paulo VI, em São Luís.
As obras, que já estão em execução, integram o projeto de ampliação dos cursos de Ensino Superior em todo Maranhão e devem garantir um espaço para até 50 alunos por semestre letivo, com o total de 100 vagas por ano. A previsão é de que a primeira turma seja ofertada a partir de 2024.
Video logo a baixo:
0 Comentários