Gentil Neto ajudou os devotos a carregarem o mastro do Festejo de São Sebastião até o largo que homenageia o santo, cultuado como mártir
Honrando a tradição do povo de Caxias, seguida por sua família há várias gerações, o secretário municipal de Infraestrutura e pré-candidato a prefeito, Gentil Neto, participou, no último domingo (14), da retirada e do levantamento do mastro do Festejo de São Sebastião. Uma multidão acompanhou o cortejo desde a Reserva do Inhamum até o Largo de São Sebastião, no Centro Histórico da cidade, protagonizando um momento de profunda emoção e devoção ao santo, cultuado como mártir pela Igreja Católica.
Ao participar da retirada e do levantamento do mastro, Gentil Neto repetiu um gesto já realizado pelos seus saudosos pai e avô, Talmir Rosa e o ex-deputado estadual Zé Gentil, e pelo seu tio, Fábio Gentil, prefeito de Caxias, que sempre reafirmaram a sua fé em São Sebastião juntando-se ao povo nos rituais que marcam o secular festejo em homenagem ao santo.
O secretário de juntou as fiéis no tradicional banho de mangueira para aliviar o calor durante o cortejo
Gentil Neto disse ter ficado muito emocionado ao participar do evento, que é um marco histórico para Caxias, iniciado há 142 anos, e que ao longo de quase um século e meio, consolidou-se como a maior celebração católica da Princesa do Sertão.
“Uma celebração bonita, na qual os devotos manifestaram a sua fé, honrando a tradição de festejar São Sebastião”, declarou o secretário.
De mãos dadas com os fiéis, Gentil Neto participa de correndo de oração para pedir proteção a São Sebastião
O festejo
Caxienses seguem realizando tradicionalmente, em Caxias, na região leste do Maranhão, as homenagens ao mártir São Sebastião. Uma arvore é escolhida e retirada da reserva do Inhamum. Logo depois, os devotos saem em cortejo pelas ruas da cidade. Uma breve parada é feita no horário do almoço, no bairro DNER, após a retirada. A partir das 15h, todos seguem em cortejo, fazendo paradas em alguns pontos da cidade, onde recebem água e suco para se refrescarem e seguirem a tradição pelo Centro Histórico de Caxias.
VEJA O VÍDEO:
0 Comentários