Para o governador Carlos Brandão, essa união de forças para universalizar o acesso à energia elétrica representa avanço para a área social e também mais oportunidade de emprego e geração de renda para os maranhenses que serão contratados para as obras.
“Vamos contratar mão de obra local e serão gerados mais de mil empregos. Estamos discutindo aqui o planejamento para a capacitação dessas pessoas. Temos muita gente que já trabalha nessa atividade. E serão demandadas a indústria de poste, cimento, cabos, temos todas essas indústrias aqui. É mais emprego e mais renda para as pessoas e, acima de tudo, energia em casa para aqueles que estão na escuridão”, informou o governador.
Brandão destacou ainda que a obra contará com apoio do governo estadual para dar celeridade aos tramites necessários e que em dois meses o contrato para a obra será assinado com um ato solene em que serão convidados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL), Sandoval Feitosa.
O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos, esclareceu que as obras compreendem um investimento de R$ 700 milhões e incluem a ampliação da rede de transmissão interligando todo o estado.
“A Equatorial Maranhão será a provedora dos investimentos com 80% de recursos do Governo Federal e 20% de recursos próprios para levar energia a mais de 9 mil domicílios rurais no estado, aqueles núcleos mais distantes. São investimentos que proporcionarão quilômetros de redes e vamos precisar de mais empresas, mais trabalhadores, qualificação da mão de obra, materiais e serviços que vão proporcionar o crescimento da economia do estado nos próximos dois anos”, observou.
O programa Luz Para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 e já atendeu a 3,4 milhões de famílias em todo o país. No Maranhão, o programa já beneficiou 375 mil unidades consumidoras alcançando aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.
0 Comentários