“Sem essa entrega de hoje eu iria diminuir a comida para poder comprar meus óculos”. O depoimento de Maria Lúcia Vieira Martins, 74 anos, mostra o alcance e a importância dos incentivos do Governo do Maranhão para dar mais dignidade à população. Ela foi uma das cerca de seis mil pessoas beneficiadas, nesta terça-feira (2), com a entrega de óculos de grau. O governador Carlos Brandão participou da ação de saúde.
Os óculos recebidos por Maria Lúcia fazem parte do programa “Cuidar dos Olhos” e foram prescritos após avaliação dos pacientes em mutirões de consultas oftalmológicas realizados pelo Governo do Maranhã, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A entrega aconteceu no Ginásio Castelinho, em São Luís, e conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Duarte Jr.
Durante a entrega dos óculos o governador Carlos Brandão afirmou que a ação realizada nesta terça-feira não é apenas uma política de saúde, mas também de cidadania.
“Em nosso governo temos feito diversos mutirões oftalmológicos para garantir a saúde da população. Além das cirurgias de catarata e de pterígio, temos feito consultas para quem precisa de óculos e não tem condições de comprar. Sem esse item essencial a pessoa tem dificuldade para trabalhar, estudar e fazer suas atividades do dia a dia. Portanto, além de garantir a saúde da vista das pessoas, estamos devolvendo a dignidade de quem vive sem enxergar”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que os mutirões oftalmológicos realizados pelo Governo do Maranhão contribuem para a democratização do acesso do Sistema Único de Saúde no estado.
“Essa ação do Governo do Maranhão representa muito mais que o direito à saúde. Ela garante o bem-estar social dos maranhenses. Com a saúde da visão a pessoa tem acesso à educação e informações que podem transformar as suas realidades. O Governo do Maranhão tem mapeado as necessidades da população e criando programas que possam atendê-las. Por isso estamos aqui hoje entregando mais de 4 mil óculos”, disse Tiago Fernandes.
Vendo a vida com outros olhos
Para quem tem dificuldades para enxergar e foi beneficiado pela iniciativa do Governo do Maranhão o dia de hoje foi um momento de muita alegria. “Com meus óculos novo vou ficar muito feliz, olhando tudo de bom e do melhor. Agora vou enxergar a vida, enxergar longe, enxergar o futuro. Sem esse mutirão eu não teria condições de comprar meus óculos porque estou desempregada. Então, sou muito grata ao Governo do Maranhão”, comentou Ilma Rabelo.
Maria Lúcia Vieira Martins é mais uma maranhense que não teria como comprar os novos óculos. “Eu estou usando uns óculos que já estão vencidos. Não enxergo nada sem eles. Se não fosse essa ação de entrega, eu iria ter que lutar para comprar. Eu iria diminuir a comida e comprar os óculos novos”, contou a aposentada.
Para a dona de casa Ana Rosa os novos óculos vão representar a retomada de um antigo hábito. “É ruim demais ficar sem óculos. Eu não enxergava nadinha. Sem ter uns óculos bons eu não estava mais podendo ler a Bíblia, que é uma coisa que eu sempre gostei de fazer. Mas Deus é tão maravilhoso que colocou o Governo do Maranhão para me dar esses óculos novos”, comemorou.
Programa Cuidar dos olhos
Com o programa “Cuidar dos olhos” o Governo do Maranhão vai realizar mutirões de consultas oftalmológicas, com entrega de óculos e cirurgias de catarata e pterígio. A meta do Governo do Maranhão é intensificar os mutirões de consultas oftalmológicas, com a entrega de óculos e realização de cirurgias de catarata e pterígio. A previsão é que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas com novos óculos.
No maranhão, de janeiro de 2022 a abril de 2024, foram realizadas mais de 30 mil cirurgias oftalmológicas. Já as ações de consultas, beneficiaram mais de 58 mil pessoas. Em Pinheiro, já foram entregues mais de 1.500 óculos; em Imperatriz, mais de 1.400 e em Bacabal, 2.500 óculos.
Só no último fim de semana, foram realizados mais de 13 mil atendimentos, entre consultas e entrega de óculos, que aconteceram em nove bairros de São Luís (Radional, Ponta D'areia, Cohab Anil, Vinhais, Anil, Turu, Sá Viana, Vila Sarney e Liberdade), além das cidades de Imperatriz, Bacabal e Pinheiro.
As ações oftalmológicas contam com apoio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.
0 Comentários