Justiça suspende divulgação de pesquisas contratadas pelo partido de Gentil Neto



A Justiça Eleitoral de Caxias, Maranhão, suspendeu a divulgação de duas pesquisas eleitorais da empresa Contato Pesquisa Ltda., contratada pelo Partido Progressistas do candidato a prefeito Gentil Neto, sobrinho do prefeito Fábio Gentil, após pedido da coligação "Caxias é do Povo". A coligação alegou que as pesquisas, registradas sob os números MA-06235/2024 e MA-06549/2024, apresentavam irregularidades, como a repetição de dados e metodologia, comprometendo sua confiabilidade.

Uma dessas pesquisas do Instituto Contato, registro MA-06235/2024, foi divulgada na semana passada e comemorada pelo grupo do prefeito Fábio Gentil e de Gentil Neto, mas agora a Justiça Eleitoral a suspendeu sob pena de multa.

As pesquisas foram realizadas em datas diferentes, mas utilizaram os mesmos dados amostrais e parâmetros, o que gerou suspeitas de que se tratava da replicação de uma única pesquisa. Além disso, não cumpriram a exigência de detalhamento das variáveis por setor censitário, conforme a Resolução TSE nº 23.600/2019.

Diante das irregularidades, o juiz Jorge Antônio Sales Leite deferiu a suspensão imediata da divulgação, impondo multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento, limitada a R$ 50.000,00. A medida visa assegurar a transparência e a equidade no processo eleitoral.

A empresa Contato Pesquisa Ltda. e o Partido Progressistas, do candidato Gentil Neto, têm dois dias para apresentar defesa. O Ministério Público Eleitoral também será consultado para emitir parecer sobre o caso.

Postar um comentário

0 Comentários