Governador Carlos Brandão em Brasília-DF. |
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta terça-feira (10), em Brasília, do XVI Fórum dos Governadores do Brasil, onde assinou, juntamente com a ministra Nísia Trindade, o Plano de Ação Regional (PAR). Este plano, proposto pelos entes federados e aprovado pelo Ministério da Saúde, visa a implementação do PMAE (Programa de Mais Acesso a Especialistas).
O programa determina que os serviços dos médicos especialistas sejam requisitados nas unidades de saúde por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), com supervisão das secretarias de Saúde. O objetivo é garantir que o conjunto de consultas e exames necessários para cada paciente seja realizado em até 60 dias. Todos os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao programa.
Além da assinatura do PAR, os governadores debateram questões como a PEC da Segurança Pública e um pacote de medidas fiscais. Estiveram presentes nesta discussão o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o presidente do Conselho de Secretários de Segurança, Sandro Avelar; e o presidente do COMSEFAZ, Eduardo Xavier.
Em sua intervenção, o governador Carlos Brandão reforçou a importância da PEC da Segurança Pública, que visa normatizar e padronizar as informações e dados relativos à segurança pública, além de ampliar os investimentos no setor, com o objetivo de fortalecer as forças policiais em todo o país.
"Em um amplo diálogo, temos buscado consenso para garantir mais rigidez e efetividade no combate ao crime. Além disso, também conhecemos o novo programa Mais Acesso a Especialistas, que o governo federal pretende utilizar para aumentar o financiamento e agilizar os atendimentos pelo SUS. Parabenizo os ministros Lewandowski e ministra Nisia Trindade, além do Lula, por estas importantes iniciativas que vão contribuir para que os brasileiros tenham mais segurança e saúde", frisou Brandão.
0 Comentários